
Este mapa representa as correntes marítimas mundiais:
As correntes em azul são correntes frias enquanto as que estão em vermelho são quentes. As correntes representadas em preto (representação nada comum para correntes marítimas) podem ser quentes ou frias: as que estão na zona equatorial são todas quentes, enquanto as que estão na parte de baixo do mapa são todas frias.
As correntes mais importantes são:
- Corrente do Golfo (Gulf Stream): leva as águas quentes do Golfo do México proporcionando temperaturas mais elevadas na costa atlântica da Europa, minimizando o frio.
- Corrente do Labrador: leva as águas frias da Groenlândia para a costa leste do Canadá e EUA. Essa corrente é a responsável pelo inverno de Nova Iorque ser muito mais rigoroso do que o de Londres, por exemplo, (mesmo sabendo que NY está mais próxima do Equador e localiza-se ao nível do mar).
- Corrente do Peru ou de Humboldt: leva as águas frias da Antártida em direção a costa sudoeste da América do Sul. As correntes frias fazem com que as chuvas ocorram em alto amr por causa do choque da água fria com o vapor de água da superfície. Por causa disso, elas chegam à costa com pouca umidade, contribuindo para a formação dos desertos, como o do Atacama, no Chile. O mesmo efeito ocorre com a Corrente das Canárias (que reforça as regiões semi-áridas do Saara), da Califórnia (que reforça as regiões semi-áridas do sudoeste dos EUA e norte do México) e de Bengala (que deu origem ao Deserto da Namíbia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário