Contato

Olá, visitante. Se você não está cadastrado e possui dúvidas sobre como tornar-se membro, sobre utilização ou qualquer outro assunto relacionado ao blog entre em contato conosco:

e-mail: prevestibularsantaisabel@gmail.com

"O Limite do homem é o limite de seu sonho" JFK

"O Homem enquanto sonha, é um gênio" Akira Kurosawa

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original" A. Einstein



quinta-feira, 21 de abril de 2011

Hidrografia - Correntes marítimas



Este mapa representa as correntes marítimas mundiais:

As correntes em azul são correntes frias enquanto as que estão em vermelho são quentes. As correntes representadas em preto (representação nada comum para correntes marítimas) podem ser quentes ou frias: as que estão na zona equatorial são todas quentes, enquanto as que estão na parte de baixo do mapa são todas frias.

As correntes mais importantes são:


- Corrente do Golfo (Gulf Stream): leva as águas quentes do Golfo do México proporcionando temperaturas mais elevadas na costa atlântica da Europa, minimizando o frio.


- Corrente do Labrador: leva as águas frias da Groenlândia para a costa leste do Canadá e EUA. Essa corrente é a responsável pelo inverno de Nova Iorque ser muito mais rigoroso do que o de Londres, por exemplo, (mesmo sabendo que NY está mais próxima do Equador e localiza-se ao nível do mar).


- Corrente do Peru ou de Humboldt: leva as águas frias da Antártida em direção a costa sudoeste da América do Sul. As correntes frias fazem com que as chuvas ocorram em alto amr por causa do choque da água fria com o vapor de água da superfície. Por causa disso, elas chegam à costa com pouca umidade, contribuindo para a formação dos desertos, como o do Atacama, no Chile. O mesmo efeito ocorre com a Corrente das Canárias (que reforça as regiões semi-áridas do Saara), da Califórnia (que reforça as regiões semi-áridas do sudoeste dos EUA e norte do México) e de Bengala (que deu origem ao Deserto da Namíbia).


- Corrente do Brasil: leva as águas quentes do Equador para o sul da costa brasileira. É a responsável por fazer com que as temperaturas do verão de Florianópolis sejam maiores do que em São Paulo, por exemplo, (contudo, também deve se levar em consideração que Floripa fica no nível do mar, enquanto SP fica a 600 m de altitude).

Nenhum comentário:

Postar um comentário